04 out 2019

Por Que Ter um Programa de Voluntariado na Sua Empresa?

Se você atua no setor de Responsabilidade Social ou em áreas correlatas, já deve ter ouvido falar de diversas empresas que estimulam a mobilização social entre seus colaboradores. E se você pesquisa sobre o assunto há algum tempo, deve ter reparado que o número de empresas aderindo a essa prática é cada vez maior. Por que esse movimento está acontecendo?

Porque as vantagens dessa prática estão cada vez mais evidentes. Além do óbvio benefício para a sociedade, há também alguns efeitos colaterais que, de tão positivos, passaram até a figurar entre os objetivos principais ao se construir um Programa de Voluntariado. Aqui vão alguns deles:

1 – Melhora do Clima Organizacional

Quando um grupo de colaboradores se reúne para planejar uma ação ou participar de uma atividade proposta pela empresa, essa é uma oportunidade para fugir um pouco do estresse e conversar com os colegas em um ambiente mais agradável e estimulante. Momentos assim permitem que os colaboradores se conheçam melhor e criem mais empatia entre si, o que se reflete depois no dia a dia do trabalho.

2 – Desenvolvimento de Competências

Promover uma ação voluntária requer proatividade, organização, trabalho em equipe, jogo de cintura, negociação, jeito para lidar com pessoas e diversas outras habilidades que compõem um bom profissional. Além delas, há também as habilidades técnicas que muitas vezes são desenvolvidas por conta de necessidades pontuais. Alguns exemplos são trabalhar em planilhas de Excel, fazer apresentações cativantes e organizar finanças. Os líderes de equipe agradecem!

3 – Retenção de Talentos

Quando a empresa não promove atividades de cunho social, os funcionários que são engajados em causas sociais podem se sentir desconectados da companhia. Por outro lado, se a organização estimula a prática do voluntariado, esses mesmos colaboradores identificam-se com a empresa e desenvolvem o que muitos chamam de “orgulho de pertencer”.

4 – Apoio Para as Metas Dos ODS

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou este ano os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são um desmembramento dos 8 Objetivos do Milênio. As grandes corporações estão trabalhando para alinhar sua operação às novas diretrizes e o voluntariado é uma maneira prática de colaborar com o atingimento das metas. Aqui, mais uma vez, o voluntariado pode ser usado de maneira bastante estratégica pela empresa.

5 – Potencialização do Retorno do Investimento Social

De maneira geral, as corporações utilizam seus recursos de investimento social para financiar projetos que tragam impacto positivo à comunidade. Mas o que poucas percebem é que o trabalho voluntário pode potencializar ainda mais os resultados dessa parceria, uma vez que o apoio deixa de ser apenas com recursos financeiros, mas passa a contar também com recursos humanos. Dessa forma, além de trazer benefícios para os colaboradores, o voluntariado empresarial passa a gerar um impacto ainda maior na comunidade – e de maneira alinhada às metas da empresa, o que torna o Programa ainda mais estratégico.

6 – Melhora da Imagem Corporativa

Quando uma organização gera impacto positivo para a comunidade e tem colaboradores motivados, ela naturalmente tende a ser vista pelo público (tanto interno quanto externo) como uma empresa “do bem”, uma companhia engajada e socialmente responsável. Um Programa de Voluntariado é uma excelente ferramenta para ajudar a atingir esses objetivos e, se houver um bom alinhamento com as áreas de Comunicação, Marketing e Relações Públicas, os resultados positivos na imagem corporativa tendem a ser ainda maiores.

 

Fonte: https://www.filantropia.ong/informacao/por-que-ter-um-programa-de-voluntariado-na-sua-empresa

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