Veja quem serA? fiscalizado pela Receita em 2016

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Veja quem serA? fiscalizado pela Receita em 2016

Category : Notícias

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O Plano Anual da FiscalizaAi??A?o da Secretaria da Receita Federal do Brasil para o ano-calendA?rio de 2016 listou as principais operaAi??Ai??es que serA?o objeto de FiscalizaAi??A?o, dentre eles se destacam os planejamentos fiscais.!–more–

Transcrevo a lista com 12 operaAi??Ai??es que foram listadas pela Receita, com os motivos pelos quais o fisco federal entende que os referidos planejamentos seriam prioritA?rios para fins de fiscalizaAi??A?o em 2016.

ai???Planejamentos TributA?rios Vinculados a Eventos de ReorganizaAi??A?o SocietA?ria com GeraAi??A?o de Ativos AmortizA?veis

OperaAi??Ai??es praticadas majoritariamente por contribuintes de maior capacidade contributiva, apresentadas como reorganizaAi??Ai??es societA?rias que geram, apA?s conclusA?o dos atos societA?rios, ativos amortizA?veis (A?gios) que nA?o encontram respaldo na legislaAi??A?o.

TambAi??m serA?o investigados eventos de fusA?o a style=color: #333; href=http://www.betteroutfitideas.com/5-must-items-lingerie-sexy-outfit-ideas/ target=_blank5 sexy outfit ideas recommend to you/a e aquisiAi??A?o societA?rias, com ou sem troca de aAi??Ai??es, onde nA?o houve tributaAi??A?o dos ganhos de capital auferidosai???.

ai???Planejamento TributA?rio Envolvendo Fundos de Investimentos em ParticipaAi??Ai??es

a href=https://www.facebook.com/RomeniaAutentica target=_blankstrongVAI VIAJAR?/strong/a

A RFB identificou situaAi??Ai??es de utilizaAi??A?o indevida de isenAi??A?o tributA?ria em Fundos de Investimentos em ParticipaAi??Ai??es (FIP), conforme disposto no Ai?? 1A? do art 3A? da Lei 11.312ai???

Art. 3o Fica reduzida a zero a alAi??quota do imposto de renda incidente sobre os rendimentos auferidos nas aplicaAi??Ai??es em fundos de investimento de que trata o art. 2o desta Lei quando pagos, creditados, entregues ou remetidos a beneficiA?rio residente ou domiciliado no exterior, individual ou coletivo, que realizar operaAi??Ai??es financeiras no PaAi??s de acordo com as normas e condiAi??Ai??es estabelecidas pelo Conselho MonetA?rio Nacional.

Ai?? 1o O benefAi??cio disposto no caput deste artigo:
I ai??i?? nA?o serA? concedido ao cotista titular de cotas que, isoladamente ou em conjunto com pessoas a ele ligadas, represente 40% (quarenta por cento) ou mais da totalidade das cotas emitidas pelos fundos de que trata o art. 2o desta Lei ou cujas cotas, isoladamente ou em conjunto com pessoas a ele ligadas, lhe derem direito ao recebimento de rendimento superior a 40% (quarenta por cento) do total de rendimentos auferidos pelos fundos;

II ai??i?? nA?o se aplica aos fundos elencados no art. 2o desta Lei que detiverem em suas carteiras, a qualquer tempo, tAi??tulos de dAi??vida em percentual superior a 5% (cinco por cento) de seu patrimA?nio lAi??quido, ressalvados desse limite os tAi??tulos de dAi??vida mencionados no Ai?? 4o do art. 2o desta Lei e os tAi??tulos pA?blicos;

III ai??i?? nA?o se aplica aos residentes ou domiciliados em paAi??s que nA?o tribute a renda ou que a tribute Ai?? alAi??quota mA?xima inferior a 20% (vinte por cento).

ai???TributaAi??A?o de Resultados Auferidos em Controladas e Coligadas no Exterior

A Lei nA? 12.865, de 2013, instituiu parcelamento de dAi??bitos de IRPJ e CSLL incidentes sobre lucros auferidos no exterior, apurados atAi?? 31/12/2012.

Verificou-se que hA? contribuintes que nA?o se regularizaram e, portanto, serA?o abertos procedimentos de auditoria para constituiAi??A?o desses dAi??bitos com imputaAi??A?o de multa e jurosai???.

ai???SonegaAi??A?o Envolvendo DistribuiAi??A?o Isenta de Lucros

Trata-se de pessoas jurAi??dicas que apuram seus resultados com base no lucro presumido e distribuem lucros isentos em limites superiores Ai?? presunAi??A?o e sem suporte na contabilidade transmitida no A?mbito da EscrituraAi??A?o ContA?bil Fiscal (ECF) do Sped.

TambAi??m serA?o investigadas as pessoas jurAi??dicas que apuram resultados pelo lucro real e que distribuem lucros em montante superior ao oferecido Ai?? tributaAi??A?oai???.

ai???EvasA?o nos Setores de Cigarros, Bebidas e CombustAi??veis

ai???A partir do cotejamento de informaAi??Ai??es externas e internas por Auditores-Fiscais especialistas nestes setores e nas respectivas cadeias produtivas, identificaram-se situaAi??Ai??es de contribuintes que adotam condutas para nA?o pagar tributos e com isso impor concorrA?ncia desleal a empresas que cumprem a lei tributA?ria e buscam concorrer de maneira Ai??tica.

Setor de Cigarros

SerA?o intensificadas as aAi??Ai??es para fechamento de fA?bricas que nA?o pagam seus tributos. AlAi??m disso, serA?o efetuadas anA?lises sobre alguns contribuintes que apresentam indAi??cios de infraAi??A?o tributA?ria, inclusive pela omissA?o de insumos adquiridos.

Setor de Bebidas

A FiscalizaAi??A?o identificou situaAi??Ai??es de crAi??dito de IPI em desacordo com a legislaAi??A?o. Tais crAi??ditos praticamente zeram a arrecadaAi??A?o de IPI de alguns fabricantes de refrigerantes.

Setor de CombustAi??veis

Foi identificada situaAi??A?o de empresas do segmento de refino e distribuiAi??A?o que, embora detenham pequena participaAi??A?o no mercado de combustAi??veis, sA?o responsA?veis por valores relevantes de tributos sonegadosai???.

ai???Planejamento TributA?rio Envolvendo Direitos de Imagens de Profissionais

A FiscalizaAi??A?o tem identificado indAi??cios de interposiAi??A?o fraudulenta de pessoa jurAi??dica com o A?nico propA?sito de reduzir a tributaAi??A?o por profissionais que prestam serviAi??os a outras pessoas jurAi??dicas, sob a Ai??gide do art. 129 da Lei nA? 11.196, de 2005.

A lei autoriza que os serviAi??os prestados pelos sA?cios da pessoa jurAi??dica contratada possam ser tributados como pessoa jurAi??dica, que, quando tributada pelo Lucro Presumido ou Simples Nacional, tem A?nus tributA?rio menor que a tributaAi??A?o de 27,5% atribuAi??da Ai??s pessoas fAi??sicas.

Normalmente, os casos de fraude se mostram presentes quando restam evidA?ncias de que o sA?cio da pessoa jurAi??dica prestadora de serviAi??o externa possui requisitos de uma relaAi??A?o de emprego, como pessoalidade, subordinaAi??A?o e nA?o-eventualidade.

A FiscalizaAi??A?o destacou uma equipe especAi??fica para tratar desses indAi??cios, com previsA?o de abertura de novos procedimentos fiscais no segundo semestre de 2016.ai???

ai???SonegaAi??A?o PrevidenciA?ria por Registro Indevido de OpAi??A?o pelo Simples Nacional

O regime do Simples implica uma considerA?vel desoneraAi??A?o, com forte impacto na contribuiAi??A?o previdenciA?ria, em razA?o da eliminaAi??A?o da contribuiAi??A?o patronal de 20% sobre a folha de pagamento por percentuais incidentes nas tabelas de incidA?ncia do regime de tributaAi??A?o unificada, que correspondem a uma alAi??quota mA?xima de 7,83% (tabela 3 ai??i?? serviAi??os).

A FiscalizaAi??A?o identificou 13 mil contribuintes que alegam ser optantes do Simples Nacional, mas cuja condiAi??A?o nA?o foi confirmada nos sistemas da RFB como optante regular. A indicaAi??A?o incorreta de que a pessoa jurAi??dica Ai?? optante, implicou em um valor a recuperar de contribuiAi??A?o previdenciA?ria de aproximadamente R$ 450 milhAi??esai???.

ai???Falta de Recolhimento de CarnA?-leA?o por Profissionais Liberais

Foram identificados 15.307 contribuintes que, embora tivessem a obrigaAi??A?o de efetuar o recolhimento mensal do carnA?-leA?o, nA?o o fizeram. Levantamentos preliminares efetuados pela A?rea de seleAi??A?o identificaram um potencial de autuaAi??Ai??es da ordem de R$ 936, 8 milhAi??es. OperaAi??A?o-piloto dessa operaAi??A?o foi realizada em uma RegiA?o Fiscal, com Ai??ndice de recuperaAi??A?o de crAi??dito tributA?rio no primeiro ano das autuaAi??Ai??es superior a 73%ai???.

ai???OmissA?o de Receitas com Base em Notas Fiscais EletrA?nicas

Foram identificadas omissAi??es decorrentes do cruzamento entre a receita bruta oferecida Ai?? tributaAi??A?o e os documentos fiscais emitidos pelos prA?prios contribuintes.

Diante dos indAi??cios robustos dessas infraAi??Ai??es, a FiscalizaAi??A?o deverA? deflagrar operaAi??A?o nacional para a instauraAi??A?o de procedimentos cAi??leres de lanAi??amento. Os indAi??cios de sonegaAi??A?o tributA?ria sA?o superiores a R$ 500 milhAi??esai???.

ai???Financiamento de Aposentaria Especial

A aposentadoria especial Ai?? financiada com recursos provenientes da contribuiAi??A?o para o RAT (riscos ambientais do trabalho) de que trata o inciso II do art. 22 da Lei 8.212, de 1991.

Recentemente, o STF decidiu em Recurso ExtraordinA?rio com repercussA?o geral ser devida a aposentadoria especial mesmo em situaAi??Ai??es que possam reduzir os efeitos nocivos de um agente insalubre.

Foram identificadas empresas cujos empregados tiveram reconhecido o direito a aposentadoria especial, sem que a fonte pagadora tivesse contribuAi??do com os adicionais previstos no Ai?? 6A? do art. 57 da Lei 8.2123 .

Levantamentos iniciais identificaram 206 empresas para anA?lise prioritA?ria, para cujos empregados houve concessA?o de 3.007 benefAi??cios de aposentadoria especial. Nesse pequeno universo, a estimativa de lanAi??amento tributA?rio Ai?? de R$ 500 milhAi??es ai???.

ai???OmissA?o de Receitas ou Rendimentos a Partir de IndAi??cios de MovimentaAi??A?o Financeira IncompatAi??vel

OperaAi??A?o que serA? deflagrada a partir de dados de movimentaAi??A?o financeira prestadas pelas instituiAi??Ai??es financeiras via DeclaraAi??A?o de InformaAi??Ai??es sobre MovimentaAi??A?o Financeira (Dimof), cotejados com receitas de pessoas jurAi??dicas ou rendimentos de pessoas fAi??sicas declarados Ai?? RFB.

Embora nA?o sejam declaradas informaAi??Ai??es sobre as origens e os destinos dos recursos movimentados (os dados sA?o prestados de forma totalizadas por mA?s), foi possAi??vel identificar apenas em 2013, um conjunto de 1.000 pessoas jurAi??dicas com movimentaAi??Ai??es financeiras da ordem de R$ 43,5 bilhAi??es, enquanto o total de receita bruta informada foi de R$ 800 milhAi??es.

A partir desses indAi??cios, a RFB abre um procedimento fiscal e intima o contribuinte a justificar sua movimentaAi??A?o financeiraai???.

ai???CompensaAi??A?o PrevidenciA?ria Informada em GFIP

Os contribuintes devem informar na GFIP o valor corrigido compensado e que foi deduzido da arrecadaAi??A?o nas situaAi??Ai??es em que haja pagamento ou recolhimento indevido, bem como eventuais valores decorrentes da retenAi??A?o sobre a Nota Fiscal/Fatura (Lei nA? 9.711/98).

Por meio de anA?lise do comportamento tributA?rio, serA?o avaliados se os valores informados a tAi??tulo de compensaAi??A?o encontram-se em conformidade com a legislaAi??A?o previdenciA?riaai???.
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